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O enorme sucesso provocado pelo bloco Ara ketu, que tinha na base percussiva sua maior singularidade, acabou por criar a necessidade de uma banda com um trabalho baseado na pesquisa da música africana tradicional, devidamente readaptada musicalmente para temática brasileira.
No dia 8 agosto de 1989, a Banda Ara Ketu começou o seu trabalho musical, sem deixar de lado a ênfase eminentemente ligada à prática percussiva. A partir deste período começaram as viagens internacionais, levando para países da Europa, América Latina e a cidades dos Estados Unidos a música que se produzia na Bahia.
Em 1990 incorporou novos elementos à sua música, devido à participação da empresária da Banda Ara Ketu e diretora do Bloco Ara Ketu, na criação do memorial da Ilha de Goré Almadie, no Senegal. Lá ela conheceu de perto a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, eminentemente percussiva, misturada a sintetizadores, samplers e instrumental eletrônico. Este fato levou-a a implementar essa “nova” musicalidade na Banda Ara Ketu, fazendo as devidas adaptações musicais.
Aproveitando o melhor da percussão existente no Bloco Ara Ketu, bem como o vocalista, que já fazia parte do “Ara Ketu percussivo”, buscou-se o restante dos músicos para formar o instrumental eletrônico e o naipe de sopro, que tivesse identificação com essa nova formação.
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